14 maio 2014

Lost in Portugal - Mário Gil "Pelos caminhos de Portugal"

Bem dizia o outro senhor, que este país é o País dos 3 F "Fátima, Fado e Futebol"

Realmente o outro senhor, também tinha razão quando afirmou que Portugal é Lisboa, o resto é paisagem, para não repetir, que é Deserto
(recebi por email)...

Inaugurado pelo rei D. Carlos I (1907), o Sanatório Sousa Martins foi o primeiro instituído pela Assistência Nacional aos Tuberculosos (rainha D. Amélia). Em janeiro de 2014 foi classificado como conjunto de interesse público, na expetativa de que trave a degradação do complexo.
Conhecida como Casa dos Ingleses, a Quinta do Esteiro Furado (Sarilhos Pequenos, Moita) foi pertença de família inglesa. Ainda hoje é possível ver o que resta do palácio, das levadas de água, do moinho de maré e do porto privado onde os produtos eram enviados para Lisboa
As histórias de assombrações rodeiam o Palácio Fonte da Pipa, em Loulé. Mandado construir para receber o rei D. Carlos, o palácio foi batizado de Quinta da Esperança, mas ficou conhecido por Fonte da Pipa dada a fonte com o mesmo nome que existia no local.
O Convento de São Francisco do Monte localiza-se na freguesia de Santa Maria Maior, Viana do Castelo. Foi um dos três primeiros conventos da Ordem dos Frades Menores a ser erguido em Portugal, datando dos finais do séc. XIV. Atualmente encontra-se em ruínas.
As ruínas do Convento de São Bernardo de Tabosa (Sernancelhe) estão situadas numa zona montanhosa e isolada, típico das casas da Ordem de Cister. Atualmente, apenas se conserva a igreja, a sacristia, o claustro e o mirante.
Palacete Rosa Pena ? Espinho
A grandiosidade deste edifício não deixa ninguém indiferente. Ocupa um quarteirão inteiro da cidade de Espinho e infelizmente encontra-se num elevado estado de degradação.

O palacete Rosa Pena data de 1930 e aparentemente foi projectado pelo Eng. José Alves Pereira da Silva, casado com Rosa Pena da Silva. Apesar destes não serem os verdadeiros donos no palacete, o edifício acabou por ser conhecido por Rosa Pena quando o seu nome verdadeiro é apenas Palacete dos Pena.

Castelo da Dona Chica ? Braga
Começou a ser construído há 100 anos, por ordem de Francisca Peixoto de Sousa. As obras desta mansão levaram décadas até que ficassem finalizadas. E até ficar abandonado, foram inúmeros os proprietários deste castelo.

Termas Águas Radium/Hotel Serra da Pena ? Sabugal
Reza a lenda que neste lugar, construído no inicio do século XX, Don Rodrigo (conde espanhol) terá curado a sua filha de uma grave doença de pele, com o recurso às águas deste lugar. No decorrer dessa situação, o senhor decidiu construir este hotel termal que se encontra hoje conforme as imagens acima.

6 comentários:

João Roque disse...

Já tinha lido esta fantástica lista de locais abandonados da nossa terra; apenas conheço um, o último, a poucos quilómetros da minha cidade - a Covilhã.

Francisco disse...

João Roque,

Recebi o mail ontem :D

De facto em Portugal existem coisas maravilhosas entregues ao abandono(infelizmente)

Abraço amigo

m. disse...

a sic está a transmitir uma série sobre locais abandonados, no jornal da noite, julgo que ao domingo. vi um sobre a fábrica de motos famel.
bjs.

Lobo disse...

Realmente é uma pena que o nosso património esteja assim neste estado.

Francisco disse...

Margarida

Tb vi essa reportagem :(

Francisco disse...

Namorado,

Infelizmente sim