10 julho 2012

Pensamentos/Desabafos - Santamaria "Castelos na Areia"

O poder de uma Ordem. Os Enfermeiros ganham 4 euros à hora e é noticia. Um outro qualquer licenciado que trabalhe num Call Center, caixa de supermercado, balcão de uma loja, etc etc ganha 2,80 euros à hora. Não acontece nada...
Então Senhores Políticos, nós licenciados não deveríamos ser EQUIPARADOS????!!!
Um reformado que trabalhou na Agricultura a vida inteira, não deveria ser equiparado a um funcionário público que trabalhou apenas 7 horas por semana. Quer quantos exemplos? Onde está a IGUALDADE???????!!!!
Portugal o País dos 3 pratos da Balança. Uma Lei para os ricos, outra para amigos e favorecidos e uma terceira para quem(infelizemente) não tem uma eira nem beira...

A Líbia foi a votos para uma Democracia. Esta jovem exibe orgulhosamente o dedo pintado, como sinal que foi votar. Será que o seu voto foi livre?
- Se tem o dedo pintado, significa que não sabe ler nem escrever;
- As mentalidades não se mudam do dia para a noite, logo, foi acompanhada pelo pai, irmão, alguém do sexo masculino. Logo o seu voto foi...;

Se recuarmos 40 anos em Portugal(não é preciso muito mais). Quantos analfabetos existiam e continuam a existir em Portugal?
Quantos padres no sermão de Domingo, deixavam no "ar" o nome de quem votar. A diferença é que Portugal está na Europa e a Líbia em África. Num Lado rezamos a Deus Católico, do outro rezam a Alá.

Aquele Deus que não é Bom, porque temos que ter um Deus mau e chateado. Porque o medo controla as pessoas. Na idade medieval as pessoas iam parar à fogueira. Na Líbia as mulheres são apedrejadas até à morte. Sinais de mudança, onde?

Ao contrário do que se pensa. Eu andei numa Universidade Privada. Onde é fácil entrar, mas difícil de sair, porque afinal estamos sempre a pagar, a pagar e continuar a pagar...
Nos anos 90, eu por 5 fotocópias para a inscrição pagar 500 escudos(100 escudos) cada folha. Sim, os meus pais pagaram-me a faculdade e paguei 180 contos(mil escudos) para me inscrever. A mensalidade era de 32 contos. O ordenado mínimo creio que eram 30 contos. Para cada exame pagava 8 contos e meio e dez contos(50 euros) por cada oral. Os professores ganhavam por cada aluno e não por hora, segundo palavras de alguns. Imaginem a mina que é uma Universidade Privada.
Claro que um professor que dá aulas na privada(fonte de rendimento extra), porque ele é efectivo na pública(mal pago), as notas eram muito diferentes. Afinal, ele não poderia dizer que uma privada é melhor que uma pública, tirando a Católica. Isso, é outra nota de quinhentos...
Como somos o país dos doutores, amigos e favores, deixo à consideração de cada um, como é que alguém teve equivalência a 32 Cadeiras. É Dose...
Nem o professor Marcelo, ontem conseguiu explicar tanta equivalência...
Qual a diferença entre fazer cursos ao Domingo por fax, ou obter equivalência a tantas cadeiras?!
A meu ver, é mesmo só o balde. Porque a M****, essa continua a mesma e a cheirar cada vez pior...

Carta aberta ao reitor da Universidade Lusófona
Exmo. Reitor.
Foi com grande satisfação que soube que a Universidade Lusófona conferiu uma licenciatura em Ciência Política ao Dr. Miguel Relvas em apenas 14 meses, reconhecendo dessa forma a sua elevada estatura intelectual. Sempre sonhei com o alargamento das Novas Oportunidades ao Ensino Superior e fiquei muito feliz por terem dado o devido valor à cadeira de Direito que o senhor ministro fez há 27 anos com nota 10. Depois, naturalmente, o processo foi "encurtado por equivalências reconhecidas" (palavras do Dr. Relvas), após análise do seu magnífico currículo profissional.
É dentro desse mesmo espírito que vinha agora solicitar igual tratamento para a minha pessoa. Embora seja licenciado pela Universidade Nova com uns simpáticos 17 valores, a verdade é que o curso levou--me quatro anos a concluir e o Jornalismo anda pela hora da morte.
Nesse sentido, e após análise da oferta disponível no site da universidade, venho por este meio requerer a atribuição do grau de licenciado em:
- Animação Digital (tenho visto muitos desenhos animados com os meus filhos).
- Ciência das Religiões (às vezes vou à missa).
- Ciências Aeronáuticas (já viajei muito de avião).
- Ciências da Nutrição (como imensa fruta).
- Direito (fui duas vezes processado).
- Economia (sustento uma família numerosa).
- Fotografia (tiro sempre nas férias).
- Turismo (visitei 15 países).
Já agora, se a Universidade Lusófona vier a ministrar Medicina, não se esqueça de mim. A minha mulher é médica, e tendo em conta que eu durmo com ela há mais de dez anos, estou certo de que em seis meses posso perfeitamente ser doutor.
Respeitosamente,
João Miguel Tavares

6 comentários:

m. disse...

gosto da tua frontalidade e da paciência que tens em colocares aqui o que te vai na alma...
bjs.

Arrakis disse...

Realmente isto do Relvas é uma pouca vergonha. É como dizes, Portugal é o país dos 3 pratos da balança...

Abraço amigo.

Francisco disse...

Margarida,

Este espaço nasceu mesmo para eu colocar cá fora todos os meus pensamentos e desabafos... :)

Beijinhos Grandes

Francisco disse...

Arrakis,

Será que não há ninguém neste país com Bom Senso e que coloque um ponto final nisto?!

Abraço amigo

João Roque disse...

Tanta coisa junta...
Limito-me ao Relvas - é sinistro!

Francisco disse...

João Roque

No mínimo...

Abraço amigo