02 março 2011

Elevador Penhorado - Agata "Comunhao de Bens"

Nestas últimas semanas, ando com uma vida super atarefada, mal tenho tempo para me "coçar" e muito menos combinar um café com quer que seja...
Lamento, mas neste momento a minha vida profissional, fala mais alto. Quem quiser a minha companhia para um simples café, vai ter que esperar. Não é por mal, é mesmo falta de tempo...

Esta manhã, entrei na empresa às 9h e às 9h15m já estava dentro do carro, quando oiço o Tiago:

Tiago: - Bom dia Francisco! Café?

Francisco: - Pode ser para depois do almoço? Vou agora ao escritório dos advogados. Um elevador vai ser penhorado.

Tiago: - Como!!!

Francisco: - Depois explico, marca mesa para as 14h, creio que a essa hora já estarei despachado...

Primeiro passei no escritório dos advogados que tem avença com a empresa. Fui informado de todo o processo e segui rumo ao prédio, para "dar" uma última oportunidade.

Quando lá cheguei, estavam lá quase todos os condónimos e uma senhora que se intitulava de advogada e de gestora de uma empresa de condominios.
Fui convidado a sentar-me num lugar de destaque na sala de condominio.

A abertura da reunião, começou com um senhor dos seus sessenta e muitos anos a dizer:

Senhor: - Eu estou aqui em representação do meu filho...

Francisco: - O seu filho representa qual andar? E, porque motivo não está presente?

O senhor indignado, bate com alguma força no braço do rapaz que estava do seu lado direito e diz:

Senhor: - O meu filho tem 38 anos, mas quem manda aqui sou eu. Ele este ano é o administrador e eu sou o seu representante...

Francisco: - O seu filho tem algum problema mental!? O seu filho com 38 anos, tem idade para tomar decisões e saber do que se trata? Ele é que é o condónimo residente?

Homem fodido e puto da vida comigo, aos gritos diz:
- Voces são uns ladrões, eu pago renda no prédio onde resido há mais de 30 anos e nunca paguei a manutenção dos elevadores.

Francisco: - Sr. Silva! O senhor nunca pagou a manutenção dos elevadores porque o senhor paga uma renda de ser arrendatário. A manutenção é paga pelo senhorio. Aqui o seu filho paga uma prestação ao banco, a qual o senhor chama renda. Mas, são coisas distintas. Este assunto de rendas, a sua advogada aqui presente explica-lhe melhor depois, quando eu sair...

Todos os condónimos começaram a entrar na conversa da renda que pagam ao banco, e que este é que deveria assumir todo o custo da manutenção dos elevadores.

Francisco: - Meus senhores e minhas senhoras, o banco emprestou-vos dinheiro para comprar uma casa, mas os senhores não compraram só a casa:
- Compraram o telhado, as paredes do edificio em caso de haver infiltrações, a manutenção dos elevadores, a iluminação das escadas e patamares e a respectiva limpeza a que se chama "espaços comuns". No final, aqui a vossa advogada explica-lhes melhor...

Condónima super lixada: - O que veio cá fazer?

Francisco: - Informar que ainda podemos chegar a acordo. Caso contrário amanhã, os elevadores são retirados e fica só um buraco em seu lugar...

Condónima mais fodida ainda: - Isso é que era bom!!!

Francisco: - Não é bom nem é mau. Eu nem moro aqui neste prédio. Não tenho que subir de escadas 7 pisos e muito menos tenho uma casa aqui à venda...
Chegamos a acordo ou não?

Pai do gajo de 38 anos: - Nem pensar! E, daqui não levam nada.

Francisco: - Muito bem, aqui tem a decisão do Tribunal. Amanhã às 9h, os técnicos estarão aqui no prédio em conjunto com a policia. Se me dão licença...

Resumo:
O prédio não paga a manutenção dos elevadores há mais de 12 anos. Os condónimos foram colocados em Tribunal e nunca responderam às cartas enviadas por este. Só um dos administradores que vivia no R/C(o gajo que precisava menos do elevador), alegou que o prédio não tinha dinheiro. No prédio existem 5 apartamentos para venda, e amanhã vai deixar de haver elevador.
Se algum de vós procurar casa em Lisboa e o prédio tiver um buraco em vez do elevador, já sabem qual o prédio que estou a falar...

"Sem dinheiro, não há palhaço..."

6 comentários:

Unknown disse...

estiveste bem. que gente idiota... mas que vão ficar com as pernas bem tonificadas

João Roque disse...

Não é "lamber botas" acredita-me, mas admiro muito a tua maneira de actuar.

Francisco disse...

Speedy, nem precisam de pagar um ginásio. O elevador foi retirado hoje. Temos pena...

Abraço

Francisco disse...

Olá Pinguim,
confesso que tive um formador muito bom, durante toda a formação.

Temos de ser assertivos e não vale a pena ter pena das pessoas.
Quanto mais cedemos, mais mostramos as cuecas

Abraço

um coelho disse...

Hmmm, diz lá onde é o prédio que os apartamentos devem estar a preço de saldo!

Francisco disse...

Olá Um coelho, o segredo é a alma do negócio. Quem sabe um dia, sen não partilho :)

Abraço