24 março 2011

Bacalhau - Saúl Ricardo "O Bacalhau Quer Alho"

Confesso que desde criança nunca fui grande apreciador de bacalhau. Muito menos bacalhau com grão e batata cozida. Não meus leitores, também nunca fui grande apreciador de bacalhau com arroz de grelos...
Na adolescência, tive a sorte de ter uma mãe que no Natal, por norma fazia lombo assado e permitia que eu escapasse ao bacalhau.
Anos mais tarde, começei a experimentar as "punhetas" de bacalhau. Para quem não sabe é bachalhau desfiado e demolhado. Nem os pasteis de bacachau faziam parte do menu...

Há coisa de poucos anos, começei a comer grão. Até que não é assim tão mau. As favas é que não...

Ontem tive um dia de porcaria. Marcaram-me uma reunião de condominio para as 20h30. Eram 21h, só estavam 5 condónimos. Um dos administradores, 2 tias da linha de Cascais a dicutirem se o vaso da planta que está no hall de entrada do prédio. Uma tia dizia que deveria estar à esquerda e alegava o seu ponto de vista. A outra tia, por seu lado argumentava que o vaso deveria estar do lado direito. Só me deu vontade de gritar: - "Hello! Que tal ao centro?! Deixem-se de merdas, o condominio não paga os elevadores desde 2008 e estão a discutir acerca de um vaso!!!!"

Lá iam aparecendo, aos poucos e poucos os restantes condónimos. A sala de condominio estava a compor-se. Com um pouco de Sorte, às 23h, deveria estar despachado...
Quando o administrador que chegou primeiro, disse: - Muito bem! Estamos aqui todos presentes para informar que o condomio vai rescindir o contrato com a vossa empresa.

Francisco: - Muito bem! E a questão da dívida em atraso?

Condónima advogada: - Não pagamos, porque não concordamos com as facturas que foram apresentadas ao longo destes anos...

Francisco: - Muito bem!

Todos os condónimos opinaram acerca do discurso que iriam ter caso, o condominio fosse colocado em Tribunal pela a a empresa. Neste prédio estava presente um senhor que auto-proclamou que era jornalista e que tinha acabado de escrever um artigo sobre este assunto e que amanhã vai aparecer já num jornal qualquer... Já tinha enviado para a tipografia...
No final, o administrador entrega-me uma cópia da carta registada, que foi enviada para a empresa. O assunto é a rescisão do contrato. Pede-me que eu me retire da sala, porque o tema a ser discutido, era acerca de qual a empresa a ser escolhida para continuar com a manutenção dos elevadores.

Quando estou a arrumar os documentos, sou questionado por uma rapariga jovem que "acabou" de comprar casa naquele prédio:

Rapariga: - O senhor não diz nada! Não quer apresentar uma nova proposta?

Francisco: - Minha senhora, com o devido respeito. Só tenho a informar que o condominio tem um contrato em vigor por mais dois anos. Existe uma dívida desde 2008. O condominio vai para o contencioso/Tribunal.

Quanto a uma proposta? Amanhã segue uma notificação para a Câmara Municipal a informar que a empresa já não presta manutenção neste edificio. Sem manutenção, os elevadores são selados. É de lei...

Desejo-vos sorte para que consigam encontrar uma empresa de manutenção de elevadores, que vos queira vir prestar o serviço, depois de amanhã sair o vosso artigo.

Com a vossa licença... E, sai.
Já dizia a minha avó: - "Não há dinheiro, não há palhaço"

Quando sai da reunião, cheguei ao mesmo tempo que o Gonçalo. Enquanto eu fui tomar um banho. O rapaz foi para a cozinha fazer o jantar:
Receita
Coze-se o bacalhau num tacho. Numa frigideira coloca-se azeite e alho.
Depois do bacalhau estar cozido, tira-se do tacho e desfia-se para a frigideira e junta-se um pouco de coentros.
Coloca-se um pouco da água que cozeu o bacalhau numa caneca.
Deita-se o resto da água fora.
Coze-se esparguete, quando este estiver cozido junta-se a água da caneca e coloca-se na frigideira com o bacalhau.
Mistura-se tudo e serve-se.

BOM APETITE

5 comentários:

João Roque disse...

Eficiência no serviço.
Quanto ao bacalhau, imperdoável Francisco, não gostares de bacalhau cozido com grão (com salsa, cebola picada, alho e colorau), muito azeite e vinagre - uma delícia.
Vá lá, estou solidário contigo nas favas...bhaaaa!

Ruy A... disse...

Realmente Francisco não gostas de bacalhau?! xD
Muitos dos meus pratos favoritos levam bacalhau.
Desde as pataniscas até ao bacalhau à brás. Eheh
Ao menos o dia acabou com o gonçalo em tua casa, não foi assim tão mau :)
abraço

Unknown disse...

não gostas de bacalhau? só me desiludes Francisco. Temos de ter uma conversa séria

Francisco disse...

Pinguim, Ruy A e Speedy: Infelizmente, e a minha mãe faleceu com esse desgosto de eu não gostar de Bacalhau.

Mas, agora acredito que ela "lá em cima", esteja contente por me ver feliz e com um genro que cozinha bacalhau. Estou aprender a... comer bacalhau XD

Abraço x 3

um coelho disse...

É imperdoável não gostares de bacalhau, Francisco. Mas ainda bem que o teu gajo te anda a educar o paladar.