15 fevereiro 2011

Maus pagadores - Tony Carreira "Vim aqui dizer que vou embora"

Quando alguém entra de novo numa empresa, diz-se que é sangue novo a entrar. Que muitas vezes as pessoas novas notam melhor os "vicios" e as coisas que deveriam ser mudadas. Pode-se dizer: - "Epá! O Rei vai nú..."

Realmente, confesso que me faz muita confusão ter que ouvir um chefe a dizer que temos como obrigação "aguentar" todos os nossos elevadores, independentemente se estes dão lucro ou não. Questão mera de quota de mercado.
Imaginem, um gajo novo como eu a afirmar... Ficaram todos atónicos, azuis, verdes, amarelos e no final TODOS deram-me razão.

Eu afirmei:
Não estou a entender! Porque não deixamos os maus pagadores ir embora? Apresentamos propostas mais elevadas, durações de contrato por periodos mais longos etc etc...
Vamos lá somar:
- As horas da mão-de-obra do técnico para ir fazer a manutenção uma vez por mês. Se houver avarias, tem de ir lá mais vezes;
- Se o técnico tiver dificuldades, vai chamar primeiro um colega(mais horas de mão de obras);
- Se as dúvidas presistirem, lá vai o encarregado(a mão-de-obra é mais cara);
- Como nenhum destes senhores anda a pé, vamos somar o valor do gasóleo e este não está barato;
- O valor dos materiais a utilizar a cada visita técnica;
- O custo do telemóvel se eles ligarem para alguém a pedir ajuda...

Ainda não acabou aqui:
- No escritório, as horas das administrativas a emitirem as facturas,
- O papel e a tinta;
- As chamdas a cobrar as facturas em atraso;

Mais:
- O comercial que terá que gastar chamadas de telemóvel para agendar reunião com o administrador,
- O comercial como não anda a pé, mais gasóleo;
- Não vai de mão abanar, portanto um comercial leva papel, caneta e um cartão de visita;
- Valor de custo que a empresa terá que pagar de vencimento;

Por fim, se o comercial não conseguir convencer alguém a pagar, lá vai o chefe...

No fim, se o condominio não pagar, vai para tribunal e daqui a 5 anos, sai a sentença.

Não é mais fácil, informar o cliente que o contrato devido à falta de pagamento, vai haver um incremento de 100 euros no preço?

O condominio rescinde na hora e a empresa "elimina" um mau pagador

Já dizia a minha avó:
- Em terra de cego, quem tiver olho é REI

5 comentários:

Blog Liker disse...

Francisco à presidência! :P

João Roque disse...

Elementar, meu caro Watson!

Francisco disse...

Olá Blog Liker, que é feito do menino? Não tem aparecido a comentar os meus posts. Quando eu for o presidente, nomeio-te meu adjunto :)

Abraço

Francisco disse...

Olá Pinguim,

Isso mesmo, nem mais

Abraço

um coelho disse...

Podias acrescentar a frase do Scolari "E eu é que sou parvo????"