26 fevereiro 2011

Atlândida - Vangelis "conquest of paradise"

Creio que todos já ouvimos falar na famosa lenda da Atlândida. De Úmuria é que creio que já seremos poucos ou muito poucos a ter ouvido falar nessa linda civilização.

Ao longo dos tempos da existência humana "conhecida até aos dias de hoje", todos nós já ouvimos falar na civilização Egipcía e os seus farós; na civilização Grega e nos seus filósofos, na civilição romana e nas suas conquistas e "festas" dentro dos coliseus; na civilização Maia e suas cidades de ouro; na Civilização Inca com a sua aproximidade ao deus Sol, na civilização ou dinastias chinesas, japonesas e mais umas quantas ali para os lados da terra do sol nascente...

Mas, qual foi a primeira grande civilização a nascer ou ser conhecida como tal?

Muitos historiadores, arqueólogos e alguns contadores de histórias ou de lendas tem a mesma questão: "Quem nasceu primeiro?"

Diz a Biblia que Deus criou o Céu e a Terra e que ao sétimo dia descansou. Os astrónomos afirmam que o nosso Universo já leva muitos anos de existência...

Na Biblia, podemos ler muitas coisas como:
- Deus fez o Homem à sua semelhança;
- A mulher nasceu de uma costela de Adão(na zona da costela, está o espaço que permite às mulheres poderem ter filhos);
- Deus como gostou da sua criação, resolveu colocar Adão e Eva no paraiso(para muito o paraiso situa-se numa zona que hoje conhecemos como Irão);
- Adão e Eva portaram-se mal e foram expulsos do paraiso, ao sairem constatam que existem outro seres humanos na terra e que eles não são os únicos;
- Adão e Eva ao sairem do paraiso, conhecem a dor, a rejeição, o ódio, a dor na perda de um filho e a própria morte...

Eu posso concluir que a Biblia foi mal traduzida e que o começo da Biblia deveria ser desta forma: - Os deuses criaram a Terra e o Céu.

No lado cientifico, temos que houve uma "evolução" nas espécies. Muito bem, a cada "era" que passa, o Ser Humano e todas as outras espécies evoluem...

Como não existem registos escritos, temos que ir aos registos por via oral. Já dizia a minha avó: - Quem conta um conto, acrescenta um ponto...

Existem muitas lendas que falam da famosa Atlândida, quem não se lembra do "Homem da Atlândida" com o Pratick Duffy, que fez de BOB na serie Dallas?

Ao longo dos anos, Atlândida sempre foi considerada uma civilização muito desenvolvida, que se destruiu pela guerra e pela cobiça. Que foi castigada por Deus e que foi afundada. Mas, terá sido assim?

Ao longo dos anos, eu sempre ouvi dizer que Atlândida, tinho sido uma civilização no meu do Oceano Atlântico, e que este deve o seu nome por causa da famosa Civilização.

Nos meus tempos de escola, dizia-se que o Triangulo das Bermudas, era o local exacto desta antiga civilização. Mais tarde, o local deixou de ser nas Bermudas e passou a ser no México, devido às famosas cidades do ouro. A partir de então, o povo da Atlândida passou a ser ganancioso e a ser cobiçado pelos vizinhos. Quem eram os vizinhos?

Depois Atlândida deixou de estar localizada no México e passou a ser no Peru. Que os Incas eram os descendentes de tal espécie. Anos mais tarde, passou a ser no Egipto, devido aos faraós e às piramides e que estas escondiam a "secreta" verdade. Mas, já havia papeis escritos?
Depressa Atlândida passou a estar designada na Grécia, na famosa ilha de Santori, onde por acaso eu já lá estive e ouvi a versão deles quanto à localização exacta de Atlândida. Nós estávamos no mar Egeu e não no Oceano Atlântico.

Para quê ir tão longe, quando temos a resposta à nossa frente?

Pois é, a Atlândida está nos Açôres...

Conta a Lenda: "Na Atlândida, havia um rei que tinha 4 filhos. Dois rapazes e duas raparigas. A filha mais nova do rei, chamava-se Noory e tinha a particularidade de ter um olho verde e o outro azul.
Como a rapariga tinha um olho azul e outro verde, a rapariga era "mal-vista", quer por parte dos pais, irmão, amigos e pretendentes. Todos os pretendentes para casar com a moça, quando a conheciam, perdiam o interesse no casamento.

Uma manhã, Noory foi à varanda, ainda estava toda despenteada e levava no corpo apenas o vestido de dormir. Lá em baixo, o rei estava sentado numa poltrona a assistir a uma sentença de um rapaz que estava a ser acusado de ter roubado uma maçã para comer.
O rapaz olha para cima e encontra o olhar da princesa. Existe um amor no ar...
Noory grita para o pai não mandar matar o pobre rapaz. Ela sai do quarto, desce os lanços de escadas, quando ela chega ao adro da entrada, o moço já estava morto no chão. Uma espada tinha-lhe cortado a garganta.

A princesa começa a chorar, e devido à água dos seus olhos. Nasce um lago, de onde surge um Tsunami e que afunda Atlândida. Este lado pode ser visto na Lagoa das Sete cidades, onde uma zona é coberta por água azul e outra zona é coberta por água verde.

1 comentário:

um coelho disse...

Adoro essa lenda. Conheci-a há uns valentes anos, quando li "Uma Aventura nos Açores". E quando, em Santorini, a guia me disse que era ali que tinha existido a Atlântida, disse-lhe "Não é nada, é nos Açores!"