21 janeiro 2011

Amor/Paixão - Lara Fabian "Je T'aime"

É bem verdade que Amor é bem diferente de Paixão, mas qual virá primeiro?

Em muitas teorias, alguns autores afirmam que primeiro aparece a paixão e depois é que aparece o Amor? Será assim?

Segundo o programa da RFM, desta semana, houve alguém que não me recordo o nome, mas isso também é pouco relevante para o momento...
Esse alguém afirma: - A paixão quando surge, demora entre 3 meses a 30 meses. Sensivelmente 3 anos. Neste periodo, as parte envolvidas se quiserem algo mais(Amor) tem de esforçar para que este apareça ou não...

Posso concluir então, que podemos estar apaixonados por alguém e no final, estarmos enganados e não surgir o Amor. A quantos de nós, isto já surgiu?
"Desculpa lá, mas os meus sentimentos são mais para uma amizade."

Em boa verdade se diga, que muitas palavras portuguesas tem significados diferentes para pessoas diferentes. Estou a falar em termos quantitativos.

Exemplo: - Muito; pouco; Felicidade; Tristeza.

Conseguem me dizer o que é para vós muito caro? Estamos a falar de um café, de um carro, de umas férias, de uma casa etc etc? Onde termina o barato e começa o caro?

O que é o Amor para vós e a Paixão?

Voltemos à palavra EDUCAR. O que é para vós educar?

Pinguim concordo em pleno com o que escreveste, mas educar não é isso tudo? Quando alguém nos desperta algo dentro de nós. Descobrimos que adoramos isso, só que na verdade, nunca tinhamos pensado nisso dessa forma. Para mim Educar, é um verbo que anda de mãos dadas com o verbo Amar. Eu se amo, educo. Se eu educo, é porque amo. Pode ser?

Tongzhi, a meu ver tudo isso é Educar/Amar. Quantos de nós nos lembramos dos nossos professores que nos educaram? Eu! De muitos... :)
Ao lembrar-me desses professores, não posso nutrir um Amor? Não um amor de apaixonado, não um amor de um pai ou de uma mãe. Mas, um amor por alguém, que quando me recordo deles, desperta-me admiração, carinho, respeito, compreensão...
Eu acredito que sim, e não serão estes sentimentos que procuramos numa relação?

Blog Liker, é verdade que sou retrógado, e mais para mais do que para menos. Talvez por ter conhecido a palavra traição, mais perto do que era o desejado. Creio que todos nós...
Aos dias de hoje, encontrar uma queca é das coisas mais fáceis que existe. Já escrevi isso num post: "Encontro mais depresa uma foda que uma gravata para camisa" e esta frase agora "cai" na perfeição ao que tenho escrito/dito.

Claro que a palavra Amor e Paixão tem siginificados diferentes para cada um de nós. O importante é sermos felizes, como disse alguém um dia...

4 comentários:

João Roque disse...

Caro Francisco
se "educar" é usado por ti no sentido que aqui explicas (estou a referir-me numa relação amorosa). é porque cedeste um pouco e te aproximaste do que eu afirmei. E assim eu cedo também um pouco e aceito que seja "educar"!
Afinal o Amor, e a Amizade é fortalecida por coisas destas.
Quanto à tua pergunta, a paixão vem sempre antes; o amor não acontece assim como um raio; a paixão sim!
Já afirmei no comentário anterior que não gosto de estar apaixonado, mas é uma condição "sine qua non" para atingir o amor.
A sua duração é variável, mas há algo muito importante: é difícil a transição da paixão para o amor e há muitos casais que não a superam. Penso que será mesmo a principal causa do fim de muitos relacionamentos.
se conseguem superar esse período, ver o outro com defeitos, além das qualidades, tudo vai melhorar e há condições para uma relação prolongada.

Unknown disse...

eu, por outro lado, adoro a paixao. a tesao permanente e o marasmo cerebral ´e maravilhoso. mas claro, sempre culminando no amor.

Tongzhi disse...

A língua portuguesa é muito traiçoeira!!
O que entendes aqui por "língua"?
No contexto do post e das suas respostas, penso que todos sabem ao que me refiro. Contudo, eu podia estar a ser "brejeiro", para não lhe chamar outra coisa!!!
No contexto do post anterior, falava de amor "carnal", não de amor paternal ou outro do género.
Quanto a "paixão e amor", confesso que a minha posição está fortemente influenciada por ser um homem das ciências exactas... Acho que me vão "bater"... Mas lá vai. Amor, para mim, é a racionalização da paixão!

Francisco disse...

Olá Pinguim,
Obrigado pela tua visita e pelas tuas sábias palavras :)

Olá Speedy;
Pois, isso mesmo :)

Olá Tongzhi;
Não tinhamos combinado o nosso trato por tu?
Quanto a "lingua", muito havia para se dizer e escrever, LOL

Abraços X 3 e obrigado pelas vossas visitas aqui a este canto :)